sexta-feira

GAZY ANDRAUS

É formado em Educação Artística pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), com a dissertação "Existe o Quadrinho no Vazio entre Dois Quadrinhos? (ou: 'O Koan nas Histórias em Quadrinhos Autorais Adultas')", e atualmente, doutorando em Ciências da Informação e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; é bolsista do CNPHQ (Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos, da mesma universidade) e professor da FAAP. Autor e pesquisador de histórias em quadrinhos, começou a publicar no fanzine Barata, e depois em diversos outros como Matrix (premiado como melhor fanzine na I Bienal de HQs do Rio de Janeiro), Ideário, Mandala, La Bouche du Monde (França), Vôo da Águia e Traços e Tintas, ambos, de Portugal. Publicou ainda nas revistas Fêmea Feroz, Metal Pesado nº6 e Brazilian Heavy Metal.
Seu álbum mais recente é Ternário M.E.N., editado pela Marca de Fantasia, de Henrique Magalhães.
Junto à Flavio Calazans e Edgar Franco ajudaram a fundar a revista Mandala da editora Marca de Fantasia, dedicada à publicação e estudo dos Neo-Quadrinhos. Co-editou com Edgard Guimarães os álbuns: Homo Eternus, Convergência, HQ2, Solos, Sacro-Conquistador, entre outros, e com Edgar Franco Irmãos Siameses.
Artista em plena atividade, dentre as quais se destacam a exposição "Alma HQ", com 40 trabalhos, de 16 de março a 16 de abril de 2004, na Gibiteca Bigail, de São Vicente-SP, e a palestra, no dia 6 de abril no "1º Ciclo de Palestras 2004, da Secretaria de Cultura da mesma cidade, quando dissertou sobre seus estudos e pesquisas de "Fanzines e a HQ Independentes.